A eterna beleza do Vidro de Murano

22:19

Produzidas há mais de 800 anos, as peças de vidro trazem requinte à decoração.




A partir de movimentos manuais e sopros na medida certa, os artesãos – muitos deles vindos de famílias que dominam a técnica há mais de século - criam formas e detalhes surpreendentes em objetos que são verdadeiras obras de arte.
Graças a estes artistas e o aprimoramento de suas técnicas de produção, hoje o comércio desse tipo de vidro é difundido e valorizado no mundo todo. 

Seja pelo colorido, pelo brilho, pela transparência ou pela história que carrega em cada peça, os vidros de murano são até hoje um dos materiais mais suntuosos da decoração residencial. Seja em vasos, cinzeiros, bowls, luminárias ou simples pesos de papel. A procura é enorme, embora a oferta não seja tão grande.



A escolha da peça, do estilo e das cores varia conforme o gosto e o perfil de cada pessoa. A designer de interiores Fabiane Brandalise dá preferência para o uso de tonalidades que dêem destaque ao ambiente. “Gosto de combinar as peças de murano com os tons dos detalhes da decoração. Se uma sala é composta por tons neutros e tem um quadro colorido, é possível optar por até três peças de cores diferentes, que combinem com esses tons, criando uma harmonia com a decoração.”



Os muranos têm como principais características as cores vivas, mescladas e os vidros grossos. Para a arquiteta Cristianne Gehlen, que utiliza cores com freqüência em seus projetos, as peças de murano facilitam seu trabalho. Na sala de recepção de uma clínica, por exemplo, ela utilizou peças azuis e em um outro consultório, vasos verdes, escolhidos pela transparência para compor esses ambientes. “A utilização de tons adequados pode amenizar o estado de estresse das pessoas submetidas a tratamentos. Além disso, a cor estabelece o equilíbrio da mente”, explica.



Para quem não quer arriscar em tons mais ousados, a aposta é nas cores neutras, como o branco, o preto e os transparentes. São essas cores que têm mais saída nas peças de murano da loja de decoração Ton Sur Ton, em Curitiba. A proprietária Sonia Elias diz que há dois anos a loja registrou aumento na procura por artigos de murano. Peças grandes, mais altas e vistosas, com detalhes que valorizam o design estão entre as preferidas, entre elas os vasos, fruteiras, castiçais e lamparinas. Os preços variam conforme o tamanho, modelo e detalhe das peças, mas Sonia diz que a partir de R$ 300 já é possível encontrar um exemplar para a decoração.



Valorize a peça na decoração 

O design exclusivo proporcionado pela fabricação artesanal do murano merece um lugar de destaque na casa, com iluminação adequada. “Isso é essencial para que se possam observar todas as suas nuances”, afirma Gazola. 



A dica de Tadeu Nasser, da Stile d.o.c., é misturar várias peças de murano em um mesmo ambiente, como se fosse uma coleção. “Abuse dos bowls, mas prefira utilizá-los apenas como itens decorativos”, indica. 

Juliana Benfatti, do antiquário de mesmo nome, chama atenção para o colorido dos vasos, item coringa na decoração, segundo ela, que também gosta do efeito trazido pelos lustres do mesmo estilo. 

Para Jéferson Vieira, do Studio Desmobilia, os objetos que mais facilmente se adaptam às decorações atuais são as bolas decorativas. “São peças pequenas, que podem ser usadas como pesos de papel ou simplesmente para enfeitar.”

A Ilha


Murano, embora descrita como uma ilha da lagoa de Veneza, é de facto um arquipélago de sete ilhas menores, das quais duas são artificiais (Sacca Serenella e Sacca San Mattia), unidas por pontes entre si. Tem aproximadamente 5500 habitantes e fica a somente 1 km de Veneza. Murano é um local famoso pelas obras em vidro, particularmente candeeiros.
Murano foi fundada pelos romanos, e desde o século VI foi habitada por gente procedente de Altino e Oderzo. A principio, a ilha prosperou como porto pesqueiro e graças à produção de sal. Era um centro de comércio. Com o porto controlavam a ilha de Santo Erasmo. A partir do século XI a cidade começou a decair devido a muitos habitantes se mudarem para Dorsoduro. Tinham um grande poder local, como o de Veneza, mas desde o século XIII Murano foi governada por venezianos. Contrariamente a outras ilhas da lagoa, Murano cunhava as suas próprias moedas.


Os objetos de vidro produzidos nesta região – através de uma técnica artístico-artesanal – são mundialmente conhecidos por sua qualidade e beleza. Esta técnica, milenar, se caracteriza pelo brilho intenso, pela leveza do material, pela criativa mistura de formas, texturas e,  principalmente, por um bom gosto peculiar no uso das cores.



A técnica de moldar e dar cor ao vidro em Murano ficou tão famosa que várias réplicas e imitações começaram a aparecer. Fruteiras, vasos, pesos de livro, todo e qualquer objeto de decoração que já tivesse sido feito nas ilhas começou a ser produzido em grande escala. Por que já não era mais uma técnica, mas sim um estilo, associado à alta qualidade e beleza.

A arte de trabalhar o vidro remonta aos fenícios, aos egípcios e aos mesopotâmicos, mas foi em terras italianas que a herança vinda do Oriente foi aprimorada e adquiriu status.

 
Em 1291, os artesãos foram confinados nas ilhas, inicialmente, para guardar o segredo das belas peças, mas também para livrar Veneza do risco de incêndios, uma vez que todos os prédios da cidade eram construídos com madeira. Em Murano, as peças são produzidas com a areia do Mar Adriático – aquela parte do Mar Mediterrâneo ao lado da “bota” que o mapa da  Itália forma – de onde é retirada a sílica, matéria-prima do vidro. Por ser uma região de águas calmas, a areia sofre menos atrito, o que resulta em uma maior qualidade para o trabalho dos artesãos.


Hoje, até mesmo a Itália importa peças de vidro, que não são os vidros de Murano, uma vez que por motivos óbvios, só é vidro de Murano o vidro feito em Murano. Mas a técnica, o trabalho  artesanal, a característica artística do manuseio do vidro foram levados para diversas outras localidades, difundindo o trabalho mundo afora.

A maleabilidade do vidro proporciona um número sem fim de formas a serem moldadas, desde esculturas e vasos grandes e pesados, até delicadas contas, que são utilizados em joias e  acessórios.




O que é Murano?

Os cristais de Murano são criados e tratados de forma muito especial em vidro de sílica. São originados da ilha de Murano, na Itália. São um meio das belas artes, e vem com uma história antiga de inovação.

Quando se pensa em vidro de Murano a maioria relaciona àqueles belos pingentes de vidro que quase só se vê em Veneza. A maioria dos visitantes de Veneza volta pra casa com ao menos um pingente do belíssimo cristal feito à mão de maneira artesanal até os dias de hoje.

Murrine são hastes finas ou bastões de vidro colorido. Fatias de Murrine se fundem muitas vezes chamado de "millefiori" ou "mil flores", que deriva da variedade de estampas florais e formas geométricas presentes dentro da vareta de vidro. O uso de varas de Murino podem ser encontrados em bacias e vasos ao longo da história da Roma Antiga, fenícios e nos tempos de Alexandria.



Historia do Murano

Murano é uma pequena ilha no noroeste da cidade de Veneza, na Itália, não muito maior do que alguns quilômetros quadrados.

Acredita-se que as origens do vidro Murano remonta ao século 9 Roma, com significativas influências muçulmana e asiática, como Veneza era um porto comercial importante. contas multicoloridas (grânulos) foram usados na negociação com os asiáticos, africanos e vizinhos muçulmanos.



Como é feito?

O processo de fundição até a finalização do produto pode levar até três dias, dependendo do grau de complexidade da peça. Primeiramente, as matérias-primas sólidas, como a areia de quartzo e o chumbo, entre outros, utilizados na produção do vidro de murano, são colocadas em um forno aquecido a quase 1.500 graus centígrados, e se transformam em uma espécie de massa incandescente.

Depois, é retirada por uma ferramenta chamada “cana” de assopro, a qual colhe a bola de vidro no forno. A massa resfria em um forno, que reduz a temperatura gradualmente, até que possa então ser trabalhada pelo vidreiro, estágio em que estará em torno de 1.250 graus.

O tempo médio para fundir a peça e dar a forma que se quer é de 20 a 40 minutos, podendo passar de uma hora, dependendo dos detalhes do design. Por fim, a peça passa pela lapidação, que dura entre três e quatro horas.

Fontes: Antonio Carlos Molinari e Marcos Paulo Cavalli




Processo de produção

A fabricação de artigos em vidro ou cristal de murano, como também é conhecido, não sofreu grandes intervenções tecnológicas ao longo dos anos. Consolidado na cidade de Veneza, na Itália, mais especificamente na ilha de Murano, no século 12, o trabalho em vidro murano consiste em uma técnica totalmente artesanal. A peça é esculpida por profissionais que são verdadeiros artistas e que utilizam apenas habilidades manuais e o sopro, que dá a forma inicial ao produto.

Em alguns casos também são usadas outras ferramentas, como pinças e tesouras, que auxiliam no acabamento de cada peça. E o que ocorreu, com o passar do tempo, foi uma evolução em formas, desenhos, cores e nos procedimentos de produção. Nesse quesito, o Brasil conseguiu imprimir o seu estilo na arte de produzir artigos em vidro de murano, o que tem feito com que as peças façam cada vez mais sucesso por aqui e também fora do país.

O gerente da fábrica Cristais Di Murano, localizada na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, Marcos Paulo Cavalli, afirma que as características do estilo brasileiro incorporados no design da arte de murano contam muito e ajudam a valorizar as peças. “O que vale é a criatividade, o conhecimento da história do murano e a prática. É muito mais uma tradição de família que tecnologia”, comenta Cavalli, que tem descendência italiana.

Ele cita como tendência o estilo mais clássico do murano, em formas e cores que remetem à década de 1950, época em que a técnica veio para o Brasil. São peças mais rebuscadas e com mais detalhes. Quanto às tonalidades, Cavalli destaca o rosa, o verde esmeralda, o azul turquesa e os tons que lembram o perolizado, com efeito furta-cor. Entre as cores consideradas coringas, estão o âmbar, preto, vermelho e transparente. “São cores neutras que combinam com qualquer decoração e não saem de linha.”


Pioneiros no Brasil

Os irmãos Antonio Carlos e Paulo Molinari foram os primeiros brasileiros a desenvolver aqui no país a milenar técnica italiana do vidro murano. Tudo começou em 1958 com a vinda ao Brasil do mestre vidreiro italiano Aldo Bonora e sua esposa Maria Bonora. Residindo em Poços de Caldas (MG), o italiano utilizou a estrutura de uma fábrica de vidro desativada para começar a produzir as peças de murano.

Quando Antonio tinha 11 anos e Paulo 8 anos começaram a ter contato com essa técnica de produção. Desde cedo, demonstraram ter habilidade para o manejo do vidro e se destacaram pela sensibilidade e criatividade na criação das peças. Foi assim que alguns anos depois decidiram montar uma empresa. A Molinari Design nasceu da fundação da Cristais São Marcos, em 1962. A empresa reproduz o vidro murano em peças exclusivas, que vão desde pesos de mesa a lamparinas.

O pequeno espaço de trabalho inicial se transformou em uma fábrica com área total de mais de 18 mil metros quadrados, gerando mais de 200 empregos. A produção inicial que era de 250 quilos diários chegou a mais de 8 mil toneladas de vidro.

Os fornos e demais equipamentos da fábrica foram construídos pelos Molinari, sem o auxílio de engenheiros, com base apenas na experiência adquirida pelos irmãos ao longo dos anos.

Assista o vídeo e confira um artesão italiano trabalhando o vidro de Murano



Pessoal, espero que vocês tenham gostado do post. Eu realmente amei ter pesquisado sobre o "Vetro di Murano",   que é muito visto na decoração. Eu que adoro peças de murano, pude aprender um pouco sobre essa verdadeira obra de arte.

Confiram mais algumas imagens dessas verdadeiras obras de arte:



Fonte: 
http://www.vittabella.com/loja/murano
http://delas.ig.com.br/casa/decoracao/a-eterna-beleza-do-murano/n1237536678847.html
http://www.gazetadopovo.com.br/imobiliario/conteudo.phtml?id=809695&tit=Murano-a-arte-em-vidro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Murano

You Might Also Like

0 comentários