CASA 4x30

22:09




Cansados de viver em apartamento, o casal de arquitetos Lourenço Gimenes (FGMF) e Clara Reynaldo (CR2) decidiu projetar sua própria casa – daquelas com quintal, jardim, muita iluminação natural, enfim, com espaço! O problema foi conseguir um programa desses quando o terreno escolhido por eles, de 4x30m, estava encravado num renque de estreitas casas geminadas.



A opção foi lançar mão de espaços integrados e eliminar outros considerados “obrigatórios”. A proposta arquitetônica, pouco alinhada ao espaço convencional para o estereótipo da família de classe média paulistana, aproveita o pouco espaço de maneira criativa!



O ponto de partida da casa é o seu jardim central, que, recortado no volume construído, cria três fachadas generosamente banhadas de luz. Em torno deste jardim, uma passarela une dois blocos, de tamanhos diferentes, que organizam as funções da casa e obrigam os moradores a desfrutar do verde em todos os deslocamentos. O bloco maior concentra sala e cozinha no térreo e quartos no pavimento superior; o menor contém ambientes de apoio como área de serviço, escritório e a circulação vertical da casa.



Com portas de vidro retráteis, a sala foi totalmente integrada ao jardim externo. Já à cozinha ficou a tarefa de marcar a entrada da casa. Seu piso foi rebaixado em 75cm e uma passagem “elevada”, que se estende por toda a casa, foi criada. Entre a sala e a cozinha a ligação se deu por uma estranha mesa-piso - uma continuidade entre o nível da sala e a mesa de jantar.



Pairando sobre os vazios de alturas diferentes da sala e da cozinha, um grande objeto branco flutua. Destacado do eixo de circulação, o paralelepípedo revestido de lambris de alumínio transgride os limites da fachada frontal e se afasta da empena esquerda, permitindo visualização de um painel de ladrilho hidráulico. O volume acomoda duas suítes, acessíveis pela passarela de malha expandida.



Sobre a caixa dos quartos, um grande deck ocupa a cobertura e cria um novo espaço de fruição, emoldurado por uma faixa de teto verde. O solário dá acesso para manutenção dos equipamentos de ar-condicionado e aquecimento de água, mas é, sobretudo, um espaço de lazer que complementa o jardim do térreo.



Apesar de se distanciar do concreto armado usual, a estrutura metálica empregada é extremamente simples. Esbeltas vigas metálicas cruzam o espaço e apoiam-se em pilares embutidos nas empenas laterais. O conceito da construção seca é apropriado também nos demais sistemas empregados, como paredes de gesso e placas cimentícias, lajes de painel de madeira, passadiços metálicos, grandes caixilhos e pisos de placas de borracha, resina ou deck flutuante.


No conjunto, trata-se de uma casa de construção eficiente, rápida e precisa, sem desperdícios e retrabalhos. Os materiais empregados são tão recicláveis quanto a própria casa, que pode ser facilmente adaptada ao longo do tempo ou simplesmente desmontada quando necessário.



A obsessão pelo branco não é puramente forma, embora a busca por um espaço simples fosse uma premissa do partido: é, antes de tudo, uma estratégia para refletir a luz internamente, levando-a a todos os pontos da casa.



O jardim também tem seu papel na eficiência da casa. Além de permitir uma área permeável superior à exigida por lei, o espaço gramado conta com uma pitangueira e uma vistosa parede verde que refrescam naturalmente e criam uma zona de baixa pressão.

MEMORIAL DESCRITIVO E FICHA TÉCNICA

Encravada num renque de estreitas casas geminadas, a história começou mais como um desafio do que como um projeto de arquitetura. Como encaixar naquele lote de 4x30m todo o programa de uma casa, contando com poucas faces iluminadas?



A resposta, apesar de o objeto ser aparentemente simples, veio através de muita pesquisa. Das minúsculas casas japonesas e holandesas, emprestamos mais do que a certeza de que seria possível aproveitar o pouco espaço de maneira criativa: os exemplos também induziram certa implosão do programa da casa pequeno-burguesa.

A proposta arquitetônica encerra uma lógica pouco alinhada ao espaço convencional para o estereótipo da família de classe média paulistana, lança mão de espaços integrados e elimina outros considerados “obrigatórios”.



A ocupação do lote foi um dos principais condicionantes para o desenvolvimento do projeto. A busca por iluminação e ventilação naturais condicionou a ênfase no jardim central, recortado no volume construído de forma a criar três fachadas generosamente banhadas de luz. Unidos por uma passarela em torno do jardim, dois blocos de tamanhos diferentes organizam as funções da casa e obrigam os moradores a desfrutar do verde em todos os deslocamentos. O bloco maior concentra sala e cozinha no térreo e quartos no pavimento superior; o menor contém ambientes de apoio como área de serviço, escritório e a circulação vertical da casa.



A essa escolha seguiu-se a intenção de perverter os limites do jardim com portas de vidro retráteis, de maneira a integrar totalmente a sala ao espaço externo. Neste ponto, uma encruzilhada conceitual: se a sala abre-se para o jardim, a única opção para a cozinha era ficar voltada à fachada.



A largura do lote e a relação sala-jardim implicaram, portanto, que a entrada da casa se desse por um espaço de serviço, e a solução encontrada foi ir contra o impulso inicial de escondê-lo. Destacá-lo na forma e integrá-lo espacialmente passou de obstáculo a oportunidade de projeto. O rebaixamento do seu piso em 75cm, além de aumentar o pé-direito, trouxe duas consequências importantes. A primeira foi a criação de uma passagem “elevada”, de forma que a entrada da casa não se desse propriamente pela cozinha, mas por um eixo de circulação que se estende por toda a casa, organizando-a numa lógica imediatamente identificável. A segunda foi a estranha continuidade entre o nível da sala e a mesa de jantar, integrada à ilha com forno embutido. Rebaixada, a cozinha se oferece ao visitante por uma perspectiva inusitada. Integrada à sala pela mesa-piso, pela bancada que transborda de um ambiente ao outro, pelos materiais e detalhes, a cozinha coloca-se como parte do mesmo espaço, mas o rebaixamento do nível ressalta a diferença entre os programas.


Pairando sobre os vazios de alturas diferentes da sala e da cozinha, um grande objeto branco flutua. Destacado do eixo de circulação, o paralelepípedo revestido de lambris de alumínio transgride os limites da fachada frontal e se afasta da empena esquerda, permitindo visualização de um painel de ladrilho hidráulico. O volume acomoda duas suítes, acessíveis pela passarela de malha expandida que se interrompe para criar um pé-direito generoso sobre a passagem da entrada. Neste ‘átrio’ linear e através da malha expandida da passarela, tem-se a noção da continuidade do painel artístico assinado pelo artista Fabio Flaks. Ele ocupa toda a empena, escoltando a circulação horizontal em todos os pavimentos, e remete aos grandes painéis que foram um traço característico da boa arquitetura moderna brasileira. Com um prolongamento intencional, este painel se apresenta à rua e define a entrada da casa, enquanto um discreto pano de vidro permite ao observador externo vislumbrar a continuidade da peça de arte, que se oferece como parte da paisagem urbana. Totalmente aberta, a garagem de piso permeável também é um exercício de generosidade com a paisagem da cidade, frequentemente agredida pelos muros altos que refletem a paranoia da segurança e o delírio de privacidade que nega a própria urbanidade.


Sobre a caixa dos quartos, um grande deck ocupa a cobertura e cria um novo espaço de fruição, emoldurado por uma faixa de teto verde. O solário dá acesso para manutenção dos equipamentos de ar-condicionado e aquecimento de água, mas é, sobretudo, um espaço de lazer que complementa o jardim do térreo. Para o casal que vivia em apartamento, qualquer centímetro quadrado ao ar livre configura uma grande conquista.Apesar de se distanciar do concreto armado usual, a estrutura metálica empregada é extremamente simples. Esbeltas vigas metálicas cruzam o espaço e apoiam-se em pilares embutidos nas empenas laterais. O conceito da construção seca é apropriado também nos demais sistemas empregados, como paredes de gesso e placas cimentícias, lajes de painel de madeira, passadiços metálicos, grandes caixilhos e pisos de placas de borracha, resina ou deck flutuante. No conjunto, trata-se de uma casa de construção eficiente, rápida e precisa, sem desperdícios e retrabalhos. Os materiais empregados são tão recicláveis quanto a própria casa, que pode ser facilmente adaptada ao longo do tempo ou simplesmente desmontada quando necessário.

O painel de ladrilhos, de desenho singelo, compõe com o piso de resina de poliuretano e com o alumínio da caixa um cenário de grande simplicidade e brancura, só rompido pela exuberância do jardim, de um lado, e pelo força da empena preta que protege o interior dos olhares da rua, no lado oposto. A obsessão pelo branco não é puramente forma, embora a busca por um espaço simples fosse uma premissa do partido: é, antes de tudo, uma estratégia para refletir a luz internamente, levando-a a todos os pontos da casa.



O jardim também tem seu papel na eficiência da casa. Além de permitir uma área permeável superior à exigida por lei, o espaço gramado conta com uma pitangueira e uma vistosa parede verde que refrescam naturalmente e criam uma zona de baixa pressão. O ar, resfriado, cruza a sala em direção à janela da cozinha, renovando o ar e garantindo condições térmicas adequadas para a maior parte do ano. No inverno, a tela externa que protege a fachada do poente pode ser recolhida para que a insolação ajude a aquecer o ambiente.

Além da tela retrátil, outros elementos como os brises de malha expandida, o ecotelhado, o deck da cobertura que sombreia a telha metálica, o uso de isolantes termo-acústicos nas vedações e janelas de vidro duplo nos quartos garantem um desempenho térmico acima da média.



O resultado, no final, é uma pequena casa em tamanho, mas grande pela integração e continuidade dos seus espaços, pelo uso da luz e pela flexibilidade do programa menos rígido do que uma casa convencional.



  • Casa 4x30
  • CR2 Arquitetos + FGMF Arquitetos
  • Autores | Clara Reynaldo (CR2) e Lourenço Gimenes (FGMF)
  • Colaboradores | Fernando Forte, Rodrigo Marcondes Ferraz, Ana Luíza Galvão, Bruno
  • Araújo, Marcela Aleotti e Marília Caetano (arquitetos), Mirela Caetano, Rafaela Arantes e Wilson Barcellone (estagiários)
  • Projeto estrutural | INNER engenharia
  • Projeto de paisagismo | Stúdio Ilex
  • Projeto de instalações | Ramoska & Castellani
  • Painel artístico | Fábio Flaks
  • Local | São Paulo, SP
  • Projeto| 2008-2009
  • Obra | 2010-2011


Fonte: Blog "O Lapis Verde"

You Might Also Like

0 comentários