Fugindo do calorão! Dicas de como manter o conforto térmico no seu lar

11:48

Passar muito calor pode ser desesperador. O “bafo” dos dias de calorão parece infiltrar em nossas entranhas, trazendo a sensação de um completo desânimo. Como não há o que fazer em relação à temperatura do lado de fora, para termos uma casa um pouco mais fresca, algumas medidas podem ser tomadas na hora da construção. As arquitetas Denise Nascimento e Luciana Born, do escritório LeD Arquitetura, orientam sobre os acabamentos mais adequados para um melhor conforto térmico. 





Segundo explica Denise, a cobertura é o local que recebe a maior quantidade de radiação solar. Sendo assim, o melhor é optar por telhas cerâmicas em vez daquelas de fibroaquecimento ou de alumínio. “Além disso, o uso de isolantes térmicos ajuda a manter a casa fresca no verão e quente no inverno”, garante a arquiteta. Para isso, utilize uma manta térmica entre o forro e a laje. Outra opção é usar um isopor na própria composição da laje. “Parte-se do pressuposto que, quanto mais espessa a parede, mais tempo o calor leva para entrar”, diz.
Investir nos chamados tetos verdes também pode ser uma boa alternativa. “Além de serem ótimos isolantes térmicos e acústicos, contribuem na absorção das águas e tornam as cidades menos áridas”, aponta Denise. A arquiteta explica que existem variados tipos. Basicamente, eles consistem em módulos com grelha, isolante, substrato e vegetação (que pode ser grama ou outra variedade). E podem ser utilizados sob lajes planas, telhados cerâmicos ou de fibrocimento.
A escolha do piso também é importante para ter uma temperatura agradável nos ambientes. Para Denise, a preferência é por pisos frios em vez de carpetes.
De olho no sol
Analisar qual a melhor posição da construção no terreno é fundamental, conforme garante Denise. “Deve-se fazer um estudo do posicionamento correto da casa, da melhor posição das janelas e dos ventos da região”, afirma a profissional. É preciso pensar, por exemplo, em uma ventilação cruzada, que aumente o fluxo dos ventos pelos ambientes.
Além disso, para conter o sol rasante que mais esquenta a casa – o da orientação oeste – é possível utilizar elementos como brise-soleil ou quebra-sol. Se possível, opte também por construir os quartos voltados para o leste, para que peguem somente o sol da manhã. Você também pode construí-los para a fachada norte, para que peguem sol durante o dia inteiro, mas de forma muito mais amena.
Identificar a orientação solar do terreno é fundamental para garantir insolação adequada em toda a casa, e não apenas nos espaços beneficiados com a favorável face norte. Confira abaixo as recomendações e faça a checagem no local com uma bússola. Lembre-se ainda de considerar no projeto a variação de temperatura ao longo do ano e os ventos, fatores decisivos no desempenho termoacústico.



Área Privativa - Onde incide o sol da manhã
“Deixe os espaços onde é importante ter temperaturas agradáveis, como quartos e varandas, voltados para leste, nordeste e norte. Assim, eles receberão os raios amenos da manhã”, indica a arquiteta Alessandra marques, do studio Costa marques, de são Paulo.

Área Social - Calor da tarde esquenta o ambiente
Após o meio-dia, o sol esquenta bastante os cômodos localizados na face oeste – e os aquece para o período noturno. em cidades tradicionalmente frias, como tantas no sul do país, recomenda-se destinar essa parte da casa para os quartos.


Área de serviço - Trecho com pouca insolação
A fachada sul recebe pouca ou nenhuma incidência solar. “Aqui, devem fcar os ambientes secundários, como escadas, depósitos e garagens”, ensina a arquiteta. “Umidade e mofo são comuns nesse contexto, então adote revestimentos fáceis de manter.”



E se minha casa  está construída?

Caso a sua casa já esteja construída, você pode seguir algumas orientações da arquitetas para aliviar o calor:
- Opte por lâmpadas de LED ou fluorescentes no lugar das incandescentes; 
- Utilize tecidos claros para cortinas, estofados e tapetes, pois tons escuros absorvem mais calor;
- Nas paredes externas, use cores claras, pois elas refletem a luz solar. Internamente, os tons claros também ajudam a proporcionar uma sensação de “casa fresca”;
- Usar espelhos também é um bom recurso para “aumentar” a luminosidade dos ambientes e, assim, reduzir a utilização de luzes artificiais;
- O cultivo de plantas em casa também pode aliviar a temperatura, já que elas retêm umidade. “A vegetação pode ser usada, ainda, para sombrear aberturas, sem perder a luminosidade”, sugere Denise;
- Fontes e espelhos d’água são outros itens coringas, já que a evaporação da água aumenta a umidade e, consequentemente, contribui para o conforto térmico


Fonte:
Portal Minha Casa
- Blog Casa de Alice

You Might Also Like

0 comentários